liderança
Esse trabalho foi realizado com a intenção de visualizar como acontece o processo de liderança, e as relações de poder entre as pessoas, na prática, dentro da empresa Ortobom.
A primeira parte do trabalho se dedica a reafirmar alguns fundamentos teóricos. Psicólogos e administradores, através de pesquisas e realizações práticas, descobriram muitos aspectos que devem direcionar o trabalho.
Na segunda parte, nos concentramos em articular a teoria com o que foi observado dentro da Ortobom, em uma pesquisa feita na empresa.
O método da pesquisa consistiu na realização de uma entrevista com o gerente administrativo da fábrica da Ortobom no Ceará. A entrevista foi elaborada em cima do que foi observado por nós, alunos, através da leitura recomendada em sala.
[...] A administração não é uma ciência exata. Assim como a psicologia, é uma ciência humana e está sujeita às mudanças constantes do ambiente, das pessoas e das relações entre elas. Dentro da Ortobom foi notado que o que pode ser feito na tentativa de uma gestão democrática, é feito. O que realmente não permite uma maior participação dos funcionários, é a falta de capacidade de participação dos próprios. É um problema estrutural que, de certa forma, aliena uma grande parte deles. [...]
[...] Devo sim explicações a esse setor caso algo saia da normalidade - Você se recorda da teoria X e da teoria Lembro vagamente - Você aproxima o seu estilo de liderança à teoria X ou à teoria Adoraria que fosse à teoria é o sonho de todo administrador poder deixar seus funcionários livres para fazerem seu regulamento, mas é impossível cumprir todos esses postulados numa fábrica como esta. Nós temos dificuldades com alguns