liderança
Todavia,liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, um líder necessita de paciência,disciplina,humildade, respeito e compromisso.Algumas dessa características são herdadas, já outras, aprendidas, o fato é que elas são imprescindíveis, e é por isso que nem toda pessoa é um bom líder.
Tomando por base o livro “O Monge e o Executivo”, o autor James C. Hunter, nesta obra ressalta os princípios de liderança destacando alguns pontos culminantes sobre a mesma.
Como ele mesmo define, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.
Segundo ele, liderança tem a ver com caráter, uma vez que, se trata de fazer a coisa certa. Ele define liderança como sendo o posto de gerência, dizendo que gerência é o que fazemos e Liderança é o que somos.
Liderar é a capacidade de influenciar as pessoas para o bem, fazendo com estas contribuam com entusiasmo de preferência com o coração, a mente, a criatividade, a excelência e outros recursos. E se tornem as melhores que são capazes de ser.
Liderança não é sinônimo de gerência, mas sim de influência, influência esta que faz com as pessoas ajam de maneira melhor.
Outro fator importante citado no livro é que o líder tem que saber diferenciar poder de autoridade. Poder é capacidade de obrigar os outros a fazer alguma coisa, diz ainda que poder, pode ser comprado e vendido, dado e retirado, mas autoridade não. Autoridade para ele é a capacidade ou habilidade de levar os outros a fazerem de bom grado sua vontade.Ou seja, aquele que tem autoridade , tem o respeito e carinho de seus funcionários e por conseguinte terá uma maior dedicação dos mesmos, enquanto quem exerce apenas o poder só terá tarefas