liderança
1. DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA:
Liderança é a atividade de influenciar as pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.
“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (James Hunter)
“É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objetivos comuns.” “É um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos (Fachada, 1998).”
2. CONCEITO DE LIDERANÇA:
Segundo Maximiano (2007, p. 277), Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.
Para Robbins (2002), liderança “é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance dos objetivos organizacionais”.
Segundo Vergara (2003), liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos.
Macedo et al., (2007) define liderança como “a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas.”
Liderança caracteriza-se por ser um processo no qual alguém determina o propósito ou o sentido para uma ou mais pessoas, fazendo também com que todos se mobilizem em alguma direção não só de maneira eficaz, mas também com total envolvimento por parte da equipe.
O líder moderno possui como desafio construir seu próprio estilo de liderança, afinado com seus princípios e valores pessoais, ao mesmo tempo em que deve atender à necessidade da empresa e da equipe de trabalho. Por meio de uma filosofia mais humanista, onde é valorizado o talento humano, acontece a busca por qualidade, produtividade, bom relacionamento interno e externo, autoconfiança e segurança nas atividades de trabalho.
3. TEORIAS
Existem três principais teorias sobre a