lIDERANÇA
A Liderança Situacional é um modelo para desenvolver pessoas e um meio para líderes ajudarem seus colaboradores a se tornarem autoconfiantes e obterem êxito.
É uma estratégia para liberar energia e criatividade na organização e alinhar metas individuais e organizacionais. Líderes Situacionais, assim como as pessoas que gerenciam, são pessoas mais habilidosas, mais adaptáveis e mais abertas a novos desafios.
Com seu poder de abrir canais de comunicação, a Liderança Situacional estimula os colaboradores a se dar a conhecer aos seus gerentes e comunicar o tipo de ajuda que precisam para se tornarem mais autodirecionados e automotivados.
O papel do líder situacional é fornecer aos colaboradores tudo o que for necessário - metas, direção, treinamento, apoio, feedback ou reconhecimento - para os mesmos poderem desenvolver suas habilidades, sua motivação e sua autoconfiança.
. O conceito de liderança situacional consiste da relação entre o estilo do líder, a maturidade do liderado e a situação encontrada. Não há um perfil único do líder, eles estão dispostos e são capazes de mudar o seu estilo de liderar de acordo com o nível de desenvolvimento do seu pessoal. O líder tem que acreditar que está ali para servir e fornecer funções e objetivos a serem alcançados.
A forma de gestão do líder situacional é diferenciada, pois este consegue ditar as tarefas de forma flexível, dando aos colaboradores a oportunidade de realizarem seu trabalho ao mesmo tempo em que monitora seus desempenhos. De acordo ainda com o nível de maturidade do profissional, este líder confere apoio emocional e a motivação necessária para que sua performance atenda as demandas apresentadas. A liderança situacional é de fato aceita nas empresas, visto que os líderes conseguem criar diversos panoramas em diferentes situações, por fornecer informações úteis, além de ser uma