Liderança
Fatores Políticos Legais → No aspecto político de importação e exportação no Brasil há incentivos para exportação. A recente crise diplomática coma Argentina impactou no processo de licenças automáticas para todos os países dos quais o Brasil importa. A JAC Motors, montadora chinesa, desistiu de aumentar sua rede de concessionárias no país. Interrompeu também seus planos de fazer uma fábrica na Bahia enquanto o governo federal não baixar o decreto que prometeu desde o início do ano para facilitar a entrada de fabricantes estrangeiros no Brasil, segundo o presidente da empresa no Brasil, Sergio Habib. Hoje, os carros populares importados pela JAC Motors pagam IPI de 36,5%. Os similares nacionais pagam 6,5%.
Fatores econômicos→ Tem problemas com as taxas de importação, que são flutuantes. O grau de incerteza com relação aos ganhos econômicos no Brasil pode ser considerado alto, bem como seu impacto, pela dependência quase que exclusiva do fator cambial.
Fatores Sociais e Culturais→ A Jac Motors na China investe em educação, caridade e proteção ao meio ambiente com doações, para projetos sociais nos últimos 5 anos de exercício. No Brasil não há registro. O consumidor brasileiro tem certa restrição para adquirir produtos chineses.
Fatores Tecnológicos Ambientais→ Com relação ao fator tecnológico, a Jac Motors deixa claro que não esta relacionada à aplicação de dispositivo de alta tecnologia nos veículos, mas procura manter a imagem de um produto de baixo custo de aquisição.
2- ANÁLISE SWOT
Forças
* Veículo de baixo custo * Conceitos sem opcionais * Baixos custos operacionais do fornecedor (China) * 6 (seis) anos de garantia para alguns modelos
Fraquezas * Sem tradição no Brasil * Sem tecnologia Flex. * Rede de concessionárias em desenvolvimento. * Produto sem diferenciação
Oportunidades * Crescimento da Economia * Expansão para Outros Estados * Novas linhas de produtos
Ameaças