Liderança
LIDERANÇA: ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO. (BERGAMINI)
Pesquisadores em liderança informam que muitas organizações apresentam o problema de serem “lideradas de menos e gerenciadas demais”. (Bennis, 2001, p.66-72). Também há falta de lideres que sejam capazes de no momento de crise, agir de forma a conseguir que a organização saia dela. Segundo Bennis o bom líder deverá atrair atenção, dar significado ás coisas, inspirar confiança e gerenciar a si mesmo.
O líder é capaz de articular e personificar os ideais pelos quais sua organização luta. Essa é a forma de dar sentido àquilo que as pessoas estão fazendo. Pode-se dizer então que a eficácia em liderança não é uma qualidade individual, mas se uma atitude que caracteriza a organização como um todo. Caso líder não consiga contar com pessoas que vejam sentido naquilo que fazem, não conseguirá chegar a nenhum objetivo valido e produtivo. O líder só mobilizara as pessoas quando souber compreender aquilo que elas buscam, etraduzir para elas o sentido disso.
Muitos daqueles que ganharam posições de chefia por promoção sentiram-se apenas honrados com isso, mas não estavam preocupados com aquilo que essa fase de sua vida na organização poderia implicar.(Bill George,2007,p.94-102). Como afirma o professor de Harvard que frequentemente escolhemos líderes errados e as pessoas não os seguirão, ficando desmotivadas e desinteressadas e deixarão seus empregos.
Há pessoas que não se sentem motivadas a ocupar um cargo de liderança, mas ao serem promovidas para ele sentem o receio de confessar seu despreparo para tanto, por medo de serem malvistas. Por isso é necessário avaliar bem o tipo e a intensidade da motivação para liderar do futuro candidato, antes de guinda-lo para essa posição.
Antes de alçar voo rumo a um cargo superior, que possa exigir alguma habilidade em liderança, o futuro líder precisa ter presente que deverá levar seus seguidores também a serem candidatos a postos mais altos. “Bons