liderança
Aluno:
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO GERAL
Turma: Introdução
Numa época de constante mudança tecnológica e transformações crescentes
Á liderança nas organizações se torna um processo cada vez mais crucial, na medida em que representa o elemento propulsor.
Devido às constantes mudanças e à disputa acirrada de mercado, é exigido cada vez mais dos profissionais que ocupam cargo de liderança.
Os velhos paradigmas também vêm se renovando em uma velocidade muito grande, trazendo novas teorias e conceitos administrativos gerenciais que aos poucos estão sendo consolidados como fundamentos válidos.
Segundo estes novos paradigmas, o papel do líder e seu estilo de liderança são fundamentais para desenvolver e influenciar o clima organizacional, contribuir para motivação da equipe, o comprometimento dos funcionários, a confiança na empresa a segurança e o sentimento de valorização do funcionário conquistado através do respeito e credibilidade.
A liderança não pode mais ser exercida a partir de uma posição no jogo de uma hierarquia de comando e controle. O líder moderno tem que saber lidar com as pessoas, pois é através das pessoas que são realizadas as ações e conseqüentemente os resultados são ou não atingidos, uma vez que são elas que fazem as coisas acontecer dentro e fora da empresa. Torna-se, portanto imperativo cuidar da sua motivação, que deve abranger desde a satisfação pessoal até melhoria das condições de trabalho, tanto no sentido do ambiente quanto do conteúdo do trabalho em si.
Atualmente, muitas organizações preocupam-se com o nível de motivação de seus empregados, não simplesmente pelo fato de desejarem sua felicidade, mas pelo que isto representa em termos de resultados para a própria organização.
O papel da liderança nas organizações
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas. O administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas,