Liderança
1º Pilar
O RH passa a ter uma visão mais generalista e de longo prazo
Interação entre várias competências na empresa, a métrica do profissional passa pela capacidade que tem em aprender rapidamente e absorver novas competências e utilização de tecnologias para extrair informações estratégicas.
2º Pilar
Menor foco na execução dos processos e maior foco no
Aspecto consultivo de parceria
A área de RH começa a projetar seus processos de forma a auxiliar às demais áreas da empresa;
Alinhamento entre o negócio (core business) e as competências funcionais e foco nos prazos e na eficiência
3º Pilar
Planejamento de recursos humanos
A área de RH deixa de ser centro de custos para ser centro de lucros ou de investimentos;
Ela passa a ser encarada como unidade de negócios;
Os recursos humanos na organização são vistos como capital;
Utilização de ferramentas matemáticas para comparar o investimento em pessoas com a estratégia organizacional.
2 – Quais são as três principais gerações que existem hoje no mercado de trabalho? Elabore um quadro simples, colando nas colunas os nomes dessas gerações, o período (década) em que eles nasceram, e quais são suas principais características pessoais e profissionais.
Tradicionais (nascidos até 1946): o valor da lealdade, a disciplina e o respeito pela autoridade e pela hierarquia são características comuns a essa geração, que foi protagonista da vida empresarial em momentos de forte desenvolvimento econômico.
Baby boomers (1946-1960): os anos críticos do seu ingresso no mercado de trabalho, entre meados dos anos 1960 e fins dos anos 1970, foram de progresso na maior parte dos países europeus, e por isso geraram grandes expectativas de sucesso. Atualmente, ocupam postos de maior responsabilidade nas empresas e se tornaram os maiores workaholics da história. O fenômeno yuppie nasceu também com essa geração.
Geração X (1961-1979): é a