Liderança
TEMA: LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
Através de análise sobre o tema liderança pode-se constatar que há influência dos estilos de liderança na gestão organizacional, pois se constatou que os líderes que não consultam sua equipe e que apresentam dificuldades em se comunicar possuem como característica predominante o estilo autoritário coercitivo, enquanto os líderes com bom relacionamento interpessoal tendem a serem participativos na tomada de decisões. Neste contexto, pode-se inferir que, conforme o estilo de liderança predominante existe uma variação na forma com que se administra a organização. Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição. É a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente.
JUSTIFICATIVA
A liderança traz o poder sólido e sustentável, quando o gerente não tem liderança, o funcionário adota a estratégia de fingir que faz ou que obedece e faz o mínimo necessário para não perder o emprego. Existe também o fator de ausência de liderança, esse tipo é caracterizado pelo comportamento neutro e despreocupado, o líder não se envolve com o desenvolvimento do liderado nem com suas necessidades e realizações.
PROBLEMAS
Qual o melhor estilo de liderança? Não é possível apontar o melhor estilo para liderar numa equipe; Dependendo das tarefas realizadas, da necessidade atual da organização e o ritmo de serviço, um estilo de liderança pode se encaixar melhor do que outro, portanto um mesmo líder poderá ter traços de liderança autoritário e democrático. Quando saber qual traço de liderança aplicar?
HIPÓTESES
No ambiente de uma organização é possível encontrar diversos estilos de liderança nas equipes. Existem aqueles mais liberais, outros autoritários, alguns gostam de construir laços mais próximos com seus comandos, e existem aqueles que apenas delegam funções.