Liderança
“Quando um arqueiro erra o alvo, deve buscar a solução para o erro dentro de si mesmo.
Se você não acerta o centro, a culpa não é do alvo. Para melhorar a sua mira, melhore a si mesmo”
Gilbert Arland
PRIMEIRA ETAPA:
Análise do filme “O Gladiador”.
1. Como o líder comunica e ressalta prioridades para os envolvidos?
No inicio do filme observa-se que o comando da tropa se faz por meio do exemplo e da liderança junto aos liderados. Nas falas do General Maximus: “...O que fazemos na vida ecoa na eternidade...”, “... em 3 semanas estarei fazendo minha colheita, imaginem onde estarão e assim será...”, ele dá a motivação para o enfrentamento da batalha e ressalta aos liderados que aquele é um obstáculo a transpor, destacando outros objetivos a serem alcançados, dando visão de futuro e novas prioridades.
Quando ele se torna escravo e gladiador, as prioridades mudam para si, mas ele transmite aos liderados objetivos ligados a sobrevivência e a liberdade.
Em todos os momentos sua comunicação se deu de forma clara, objetiva, simples e serena, mesmo nas condições mais adversas, mostrando domínio sobre seus comandados, estabelecendo através de seu exemplo e experiência, uma relação de confiança e respeito.
2. Como ele gera engajamento dentro da equipe?
A visão de futuro foi uma estratégia utilizada. Mostrar a possiblidade de voltar como vitoriosos ao ambiente familiar e a pátria, ou ainda, a visão da liberdade, fizeram com que os liderados se engajassem nas batalhas.
Ainda, o filme