Liderança
A Liderança é tema de relevância a ser estudado, pois desempenha papel fundamental na eficácia do grupo e da organização, uma vez que os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização da qual fazem parte.
Pode-se dizer que a história da liderança teve origem na Mesopotâmia que hoje corresponde a uma enorme parte do Iraque, onde seus habitantes tinham necessidade de viver em grupo e em sociedades, necessitando assim de uma pessoa que os conduzisse, ou seja, um líder.
A invenção da escrita, a transformação e os conhecimentos do meio em que o homem vivia e vive são também um marco histórico para o surgimento dos líderes, indivíduos estes, que conduziam as ações dos grupos. Eles inventaram as roupas, os abrigos, os instrumentos, as ferramentas, a linguagem e tudo mais que levam a mudanças, desencadeiam o progresso e fazem nascer as organizações. Aparece assim a figura do líder que conduz seu grupo, adéqua-o às mudanças, faz transformações no meio ambiente, tendo uma conduta única e definida, sem contradições.
Os primeiros estudos científicos sobre liderança datam do século XIX, quando foram feitos estudos sobre as características de pessoas importantes, com intuito de formar líderes seguindo seus exemplos.
De acordo com artigo apresentado no XXXIII EnANPAD, em setembro de 2009, por Sant’Anna, et al., nas décadas de 50 e 60, o que prevaleceu foi a análise do comportamento dos líderes para maior eficácia nas instituições onde exerciam seu trabalho. Em seguida, passou-se a estudar a liderança nas universidades de Ohio e Michigan, nos Estados Unidos, estudos estes sobre a correlação do comportamento do gestor e do líder. No ano de 1964, foi apresentado o Grid Gerencial, que tem como objetivo a classificação dos estilos de liderança, passando pela gestão liberal, autoritária, entre outras.
Na década de 1960, surge a pesquisa de Hersey e Blanchard (1969) citada por Sant’Anna, et al., que nove anos depois passa a ser denominada de