liderança e poder
Isabel Stepanski
O tema liderança, abordado na literatura que estuda a dimensão humana nas organizações tem sido estudado de maneira exaustiva. Isso acontece pelo fato dos estudiosos terem notado de maneira justificável, que na maioria dos papeis sobre liderança tradicional, o poder vem acompanhado a este papel tendo extrema relação.
Robbins destaca que a diferença entre esses dois termos, estão relacionados a compatibilidade de metas, pois o poder não requer compatibilidade de meta e sim dependência, enquanto a liderança requer coerência entre as metas do líder e dos liderado.
Hunter reforça que o poder é visto como a faculdade de fazer ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição, enquanto o líder tem a capacidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente, tendo em vista os objetivos a serem alcançados favorecendo a todos.
PODER, AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE
A maneira como cada pessoa de idêntica com o poder, é influenciada por sua personalidade e histórico de vida, por suas experiências, conhecimentos e habilidades, resultando na expressão de seu poder pessoal, onde que este manifesta-se por:
Conhecimento: relacionado as habilidades, experiências, conhecimentos técnicos e profissionais que geram credibilidade e coerência na atuação.
Conexão: É a capacidade de envolver pessoas em objetivos, atividades e causas comuns, estimulando, motivando e gerando disposição nas pessoas.
Competência interpessoal: São as características de cada pessoa, como: ser flexível, capacidade de se comunicar, entre outros.
French e Ravem apresenta seis fontes de poder: legitimo, coercitivo, da recompensa, de referência, de conhecimento e de informação.
Legitimo: É o poder de autoridade, exemplo: chefe-subordinado etc.
Coercitivo: capacidade de exercer influência por meio da aplicações de sansões e punições, isso acontece por medo dos resultados negativos que possam ocorrer.
Da recompensa: É baseado em recompensas dadas as