Liderança e poder
INTRODUÇÃO
A liderança é um processo abrangente que ocorre, praticamente, em todos os segmentos da sociedade como a família e a escola. Ela se manifesta sempre que uma pessoa procura influenciar o comportamento de outro ou de um grupo, com vistas a alcançar objetivos.
Quando estudada, a liderança evidencia que não existe apenas uma maneira específica de liderar, cada líder tem seu estilo próprio de conduzir as pessoas. Ela passou de uma visão autoritária do chefe de antigas organizações militares, para enfocar um conceito mais complexo de trabalhar com as pessoas que são movidas por emoções. Esse conceito é baseado no conhecimento e na habilidade requeridos para lidar com cada uma das diferentes personalidades pessoais. De maneira geral, a liderança é uma atividade que está diretamente ligada às pessoas.
E, que para o trabalho seja desenvolvido de acordo com os objetivos propostos pelo líder, é fundamental que haja uma relação muito grande de confiança entre os envolvidos. Porém, para adquirir essa confiança, o líder deve se entregar ao desenvolvimento pessoal, de forma que busque continuadamente a atualização e qualificação, pois quando for exigida alguma de suas habilidades, ele deve estar preparado para demonstrar a sua competência.
DESENVOLVIMENTO:
Líder autocrático,
Líder Democrático,
Líder permissivo,
Atitudes na liderança,
Estilos de liderança.
CONCLUSÃO
Para tornar clara a interação entre os processos da empresa e o processo de liderança, é necessário conhecer o contexto organizacional, onde líderes, liderados e grupos são elementos que estão constantemente se relacionando. Dentro deste contexto está o ser humano, o qual por sua vez, reage de forma não padronizada frente aos acontecimentos no trabalho e em sua vida pessoal, o que se reflete diretamente nas atividades da empresa. Daí vem à importância do líder dentro da organização. Os benefícios para a empresa, quando conta com um líder, são inúmeros, pois é nele que se