Liderança e criatividade
1 - INTRODUÇÃO
“Gerentes são necessários mas líderes são essenciais”
Lord Slim
Para introduzir o assunto , citaremos abaixo o texto do psicólogo José Alberto Braga , diretor da Ethos Consultoria e consultor da CAMO - Consultores Associados Milton de Oliveira que nos mostra que liderar consiste em explorar o potencial de seus membros para que juntos formem uma equipe.
“Conhecer a estrutura do sistema do qual se faz parte pode melhorar a nossa capacidade de construir relações eficazes e nos incentivar a buscar realizações pessoais e profissionais
Bases do poder, noção sistêmica, modelo de expectativa e outras variáveis intervenientes na formação de equipes constituem os aspectos básicos que influenciam o agir, a eficiência das pessoas e a eficácia dos resultados obtidos por indivíduos quando estão trabalhando em equipes. A qualidade dos resultados depende, em grande parte, da consciência que cada membro da equipe tem de si e do outro, passando a ser essencial para o estabelecimento de uma relação entre eles. Esse reconhecimento mútuo caracteriza a consciência de um como sujeito e do outro como tal, numa espécie de relação intersubjetiva.
Constituída a relação, fenômenos grupais e sociais, tais como a comunicação e a relação inter-pessoal, entre outros, passam a direcionar o comportamento de indivíduos membros de uma equipe, o qual estará centrado, principalmente, nas relações do poder, na capacidade de influenciar o outro para atingir determinados objetivos, regulados pelas estruturas onde estão inseridos.
Deve-se observar que o exercício do poder determinará o "modus operandi" e a qualidade do resultado que se pretende alcançar. O indivíduo respeitado tratado como sujeito e não como objeto e o poder aplicado de forma ética são instrumentos eficazes para confrontar a intersubjetividade hierarquizada, que se reconhece através de ações coercitivas de dominação e de apego ao poder, característica de qualquer sistema