Liderança situacional
Liderança Situacional consiste na liderança por uma determinada situação vivida, o líder está sempre pronto para viver o momento, na dinâmica, ele consegue transferir informações e ao mesmo tempo motivar seus profissionais para que reajam positivamente, fazendo-os enxergar que quanto mais se entregarem, mais mostrarem que são bons vão ter sempre resultados positivos. O líder situacional procura sempre conhecer cada um dos seus colaboradores, tentando enxergar sua maneira de pensar e agir para entender os comportamentos, de modo a potencializar e poder trabalhar ainda mais as características de cada um, objetivando atender o que lhes foi proposto, de forma efetiva. O líder situacional ajuda as pessoas que tentarem exercer a liderança e ter atitude independente do seu papel exercido. Para ser um bom líder é necessário ter paciência com o outro, assim fica mais fácil a relação entre ambos e a identificar melhor as dificuldades.
Seus principais fundamentos são:
Direcionamento – Mostrar o caminho correto que o colaborador deve seguir para executar suas tarefas diárias, desde o início que é acompanhar o desenvolvimento de um projeto até o fechamento final.
Orientação – Explicar sua importância, contribuir com novas ideias, ensiná-lo quando precisar de ajuda e motivá-lo para que a execute corretamente.
Apoio – O apoio do líder é fundamental para que o colaborador adquira confiança, busque crescimento e desenvolvimento de suas habilidades de forma contínua. Assim o líder apóia,mas não precisa supervisionar efetivamente seu liderado, pois este consegue desempenhar seu trabalho sem tantas interferências.
Delegação – O líder situacional consegue delegar o trabalho sem precisar acompanhar seus colaboradores de tão perto, pois estes têm mais autonomia e liberdade para trabalharem e, muitas vezes, até autoridade para tomar decisões e fazer