Liderança Situacional
As pessoas que tentam exercer a liderança situacional, independentemente do seu papel, a serem mais eficazes em suas interações cotidianas com os outros. A quantidade de orientação e direção que o líder oferece, acrescido da quantidade de apoio dos seus subordinados no desempenho de uma tarefa.
Competências do Líder Situacional
Direcionamento – Deve ensinar ao colaborador como executar suas tarefas, acompanhar o desenvolvimento destas até a conclusão, como também até que o profissional tenha plena confiança para executá-la sozinho.
Orientação – Mostrar sua importância, contribuir com novas ideias, ensiná-lo quando precisar de ajuda e motivá-lo para que a execute do modo planejado.
Apoio – O apoio do líder é fundamental para que o colaborador adquira confiança, Assim o líder apoia, mas não precisa supervisionar efetivamente seu liderado, pois este consegue desempenhar seu trabalho sem tantas interferências.
Delegação – Delegar o trabalho sem precisar acompanhar seus colaboradores de tão perto, pois estes têm mais autonomia e liberdade para trabalharem e, muitas vezes, até autoridade para tomar decisões e fazer mudanças
Para o modelo de Liderança Situacional existem 4 estilos de liderança
Comando (Telling): Os líderes dizem às pessoas o que elas têm de fazer exatamente e como o devem fazer.
Venda (Selling): Os líderes ainda fornecem informações. Estes "vendem" a sua mensagem para que a equipa "entre a bordo".
Participação (Participating): Os líderes focam-se mais no relacionamento e menos na direção. Trabalham com a equipa e partilham responsabilidades na tomada de decisão.
Delegação (Delegating): Os líderes passam a maior parte da responsabilidade para