Liderança situacional
É o Modelo de liderança que defini o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
Situacional é o líder dinâmico e flexível, que utiliza modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada, a maturidade é definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
Escolhemos a empresa Brozauto que em Canoas iniciou à 40 anos no mercado automobilístico, e hoje em dia encontra-se numa posição respeitável dentro do mercado.
Nela, encontramos um setor de RH responsável por melhorar o resultado da empresa e atender as necessidades dos colaboradores, dando-lhes boas condições de trabalhos e mostrando a seriedade e responsabilidade da empresa para com eles. Dentro da realidade da empresa Brozauto, hoje não existe esse tipo de líder, mas possuem o conhecimento da necessidade de administradores que sejam líderes eficazes, que conduzam sua equipe de maneira a atingir e superar os resultados esperados, atualmente está reformulando o setor para em breve terem um líder situacional, pois reconhecem que há mais vantagens tendo um líder desse perfil, administrando o setor do RH.
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo HERSEY, Paul & BLANCHARD, 1986 a teoria de liderança situacional ou Modelo de Efetividade do Líder ou Teoria do Ciclo de Vida” desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, sustenta uma concepção diferente das demais teorias quanto a postura de liderança de um gerente, no momento em que enfatiza a relevância da liderança gerencial ser capaz de, mediante uma mudança de situação de poder, ter a capacidade de provocar uma mudança no estilo de liderança.
O gerente deve mudar de estilo de acordo com a(s) pessoa(s) com quem trabalha e com as situações que o cotidiano empresarial impõe.
As empresas buscam lideres “hands on”, como aqueles que fazem acontecer os resultados; que saibam operar o processo; que