Liderança - Robbins (cap11)

2207 palavras 9 páginas
ROBBINS, S.P. (2005). Capítulo 11: Abordagens básicas sobre liderança. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall

Resenhado por:

Universidade de Brasília
Comportamento Humano no Trabalho

Liderança e Administração são dois termos que costumam ser confundidos. Podemos afirmar que Administração diz respeito ao enfrentamento da complexidade. Uma boa administração traz ordem e consistência por meio da elaboração de planos formais, do projeto de estruturas organizacionais rígidas e da monitoração dos resultados em comparação com os planos. O administrador utiliza a autoridade natural de sua posição na organização para obter o comprometimento dos membros. A Liderança, por outro lado, diz respeito ao enfrentamento da mudança. Os líderes estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão do futuro; depois, engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos.
Podemos então afirmar que a administração consiste na implementação da visão e da estratégia oferecida pelos líderes, coordenando a organização e fornecendo-lhe recursos.
A Liderança é definida como a capacidade de influenciar um grupo para alcançar as metas. A origem dessa influência pode ser formal, como a que é conferida por um alto cargo na organização, ou informal, como no caso dos líderes carismáticos, que nem sempre estão posicionados como líderes nos quadros hierárquicos.
É importante comentar que nem todos os líderes são administradores e nem todos os executivos são líderes, pois o fato das organizações conferirem aos executivos alguns direitos formais não lhes assegura a capacidade de liderança eficaz. A capacidade de influenciar os outros, que emerge fora da estrutura formal, geralmente é tão importante, ou até mais, do que a influência formal.
As organizações precisam tanto de liderança, quanto de administração fortes para atingir sua eficiência ótima. No mundo dinâmico de hoje, precisamos de líderes que desafiem o status quo,

Relacionados

  • Liderança - Robbins (cap11)
    2206 palavras | 9 páginas