Liderança, poder e autoridade
Durante o desenvolvimento de grupos é comum encontrar algumas dificuldades, pois cada um possui características diferentes e não existe uma receita padrão, mesmo que os conceitos sejam os mesmos para lidar com estas diferenças. Existem conflitos internos, competições entre pares, políticas, procedimentos, centralização de poder e outras particularidades. Também existe entendimento dos conceitos, vontade para crescer, comprometimento, participação e criatividade.
Em grande parte, os integrantes do grupo até encontram os pontos que precisam ser melhorados e, quando dependem apenas de seu esforço pessoal fica mais fácil, mas quando envolvem outras pessoas, nem sempre conseguem facilmente atingir os resultados esperados. Algumas pessoas simplesmente se negam a participar e não executam as suas atividades, comprometendo o trabalho de todos.
Saber lidar com estes conflitos e resistências e garantir o comprometimento de todos para que estes fatores não afetem a execução das atividades para alcançar o melhor desempenho são algumas das características de um líder, que possui enorme influência sobre o grupo de trabalho.
Neste trabalho iremos apresentar alguns conceitos relacionados à liderança, poder e autoridade, que são termos que se confundem por estarem inter-relacionados e, muitas vezes, serem concentrados, formalmente, em uma pessoa. É importante perceber, contudo, que essas funções são assumidas informalmente por outros membros do grupo. Segundo Moscovici (2009), “é usual e enganoso pensar nos membros do grupo desempenhando apenas duas funções distintas: liderança e participação simplesmente.” Dependendo do tipo de grupo (formal, informal, de trabalho, social, de treinamento, entre outros) e da fase em que o mesmo se encontra, as funções irão circular entre os membros, o que possibilitará a sua progressão. Essa movimentação varia conforme a dinâmica da personalidade de cada um e da dinâmica grupal na situação.
2. CONCEITOS
2.1 Poder
As