Liderança no Mercado - Gerdau
Este trabalho tem como intuito apresentar de forma resumida a história da empresa Gerdau, afim de analisar seu desenvolvimento ao longo do tempo, pesquisar e compreender quais foram os principais fatores que a levaram a tornar-se líder de mercado no segmento de aços longos nas Américas, e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo.
Tal analise e estudo sobre a empresa enfatizará e dará relevância aos assuntos estudados no segundo semestre de administração da UNIASSELVI, sendo eles economia, sociologia, empreendedorismo e matemática.
Ao final do desenvolvimento deste trabalho, pretende-se chegar a uma conclusão concisa sobre quais os pontos que foram mais relevantes no desenvolvimento da empresa, e que realmente foram importantes e decisivos para que a empresa pudesse crescer e tornar-se líder de mercado.
2 A EMPRESA GERDAU
O grupo Gerdau nasceu da visão empresarial e da capacidade de trabalho de Johann Heinrich Kaspar Gerdau, um Europeu que imigrou para o Brasil em 1889, em 1869, em busca de melhores condições de vida e de novos empreendimentos. No ano de 1901, João Gerdau, como Johann é conhecido no Brasil, comprou a fábrica de pregos Pontas de Paris, marco da origem do Grupo, quem em 1917 passou a ser administrada pelo seu filho, Hugo Gerdau.
Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933, a fábrica de pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do Estado. Em decorrência da morte de Hugo Gerdau em 1946, seu genro, Curt Johannpeter, assumiu a direção da Gerdau e comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios.
O talento de Curt para os negócios e o empreendedorismo foram os ingredientes para o sucesso empresarial. Dois anos após a sua entrada, a fábrica de pregos comprou a Siderúrgica Riograndense e o grupo iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia.
Curt trouxe para a empresa os valores