Liderança na Administração
A liderança na administração.
Carolina Yumi Uezato
JUNHO
2013
SUMÁRIO
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
A liderança é um predicado indispensável para o administrador. Pode ser definida como a aptidão que uma pessoa possui de controlar um grupo ou uma equipe de trabalho com a finalidade de alcançar metas específicas. Ela se diferencia do gerenciamento no que diz respeito a liderar, a qual é uma das tarefas do trabalho de administrar e possui também caráter de decisão diferenciado.
Ela pode ser exercida por tanto por uma pessoa que faz parte da equipe, quanto por indicação de uma pessoa inserida na estrutura formal da empresa.
O propósito deste trabalho é repassar o que tem sido apresentado por alguns estudiosos do tema, comentando alguns pontos relacionados com o assunto.
2. DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA PARA ALGUNS ESTUDIOSOS
2.1. Como um líder é visto pelo mundo
Abraham Zaleznik, mencionado em Robbins (1999), diz que líderes e gerentes podem ser considerados pessoas diferenciadas em história pessoal, estilos de agir, de pensar e, principalmente, em motivação.
2.2. Relação entre líder e subordinado
Para Robbins (2007), “a relação entre líder e liderados demonstra o grau de confiança, a credibilidade e o respeito que os membros do grupo tem para com seu chefe”; estrutura de tarefa “é o grau em que os procedimentos são estabelecidos no trabalho”; poder da posição “ é o grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder, como contratar, demitir, tomar atitudes disciplinares, conceder promoções e aumentos salariais”.
2.3. Características e maneira de atuar de um líder
Para George R. Terry, mencionado em Robbins (1999), “liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.”
Para Tischer, “A construção de uma autoridade começa com características