Liderança integral na formação de equipes
Publicado em 23.02.2010
Desempenho e resultados cada vez melhores são alguns dos desafios da liderança hoje e sempre. Para que o líder possa desempenhar bem seu papel é importante que ele entenda em que estágio os membros de sua equipe se encontram. No início, a busca da equipe é pela aceitação, sobrevivência, receber atenção, estabilidade, fazer parte, com essas necessidades atendidas, busca-se a afirmação profissional, seu poder de influência, empowerment e só então, alcança-se a auto-realização que é o compartilhar, a plenitude, viver com base no tripé missão, visão e valores com integridade.
ACEITAÇÃO
O profissional que está na fase da aceitação é aquele que está mais ansioso, tem o desejo de receber mais atenção, de ser notado, busca se firmar na equipe, conhecer as outras pessoas, convive com alguns momentos de insegurança em relação a sua aceitação ou rejeição perante aos colegas de trabalho.
Existe uma preocupação muito grande com o que os outros estão pensando a seu respeito. Para alguns essa fase passa rápido, para outros nem tanto. O ponto comum é que em ambos os casos, eles esperam por um líder que oriente, tranquilize e os ajude a amenizar essas preocupações, de tal maneira a acelerar o progresso da equipe.
Normalmente, essa fase da aceitação ocorre com novas contratações, tanto do líder, como de membros da equipe, ou quando pessoas são designadas a um projeto novo com pessoas de outras áreas dentro da mesma empresa.
INFLUÊNCIA
Passada essa necessidade de aceitação, que está, fazendo um paralelo com as hierarquias das necessidades, ligada às funções primárias (fisiológicas e de segurança), o profissional sobe um degrau nos seus motivos que o levam a ação e como já se sente aceito, isso já está satisfeito internamente para ele, agora a motivação é expandir seu poder de influência, partindo para as necessidades secundárias (sociais, de estima e auto-realização).
Nesse momento o