LIDERANÇA FEMININA
Jéssica Elisia2
Pedro Henrique
Wellington Lopes
Werner Gustavo
Professora orientadora: Ana Collares3
RESUMO
Este trabalho instiga-nos a analisar a crescente atuação feminina nos dias atuais, e como a mulher vem se destacando e ganhando espaço em ambientes que anteriormente tinham ocupação masculina, fazendo uma breve recordação na linha do tempo até chegar a situação atual. Observando algumas características de liderança, nas quais as mulheres se utilizam em situações que exigem habilidades e competências determinantes para o sucesso de onde atuam, se elas são líderes reconhecidas. Com isso, este estudo nos embasará na montagem de um treinamento ao referente assunto.
Palavras-chave: Liderança, mulheres, habilidades.
1 INTRODUÇÃO
Vivemos em constantes transformações, sejam na política, na economia ou na sociedade em geral, mudanças estas que influenciam na vida e comportamento das pessoas. E com o passar do tempo os paradigmas foram alterados.
Observando-se no ambiente organizacional, desde os primórdios da Administração Científica, a busca pelo resultado tem sido o fator motivacional para forma-se as melhores equipes, principalmente com a contribuição de um verdadeiro líder. Neste sentido Araújo (2006) lembra que Liderança é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de pessoas engajadas.
Com o passar dos anos a administração foi se modificando e se adaptando ao ambiente, e nesse contexto surgi o aumento da população feminina no segmento econômico, e a cada ano aumenta sua inserção nos níveis mais altos da organização. Diante desta questão, essa pesquisa consiste em verificar qual é o diferencial ou potencial, que as mulheres vêm desenvolvendo/tem para tornarem-se líderes e ainda observar se elas realmente são tão bem reconhecidas quanto os homens.
Partindo do pressuposto da presença crescente das mulheres no