liderança excelente
Aprenda a ter equilíbrio diante dos desafios
Autor: Josadak Lima
INTRODUÇÃO - UMA QUESTAO DE ATITUDE I Coríntios 10:1-11
- O Deus que se revela
Deus só pode ser conhecido porque Ele se revela! “Deus não é uma idéia de nossa mente ou nossos desejos, projetados sobre a gigantesca tela do céu, uma espécie de super-homem criado para atender nossas necessidades... Não, Deus existe de fato e Ele falou conosco através da bíblia para nos contar sobre si mesmo, sobre nos mesmos e sobre o mundo.” (Francis Schaeffer)
Quando olhamos para o período de 40 anos de Israel no deserto podemos, enxergar claramente os rastros da presença de Deus no cotidiano desse povo. Porque razão em alguns momentos, este povo ficou tão alienado de Deus?
De fatos nossas atitudes hoje não diferem muito das do povo de Israel no deserto!
Assim como Paulo, devemos no utilizar desse período para trazer a nossa memória as verdades absolutas da palavra de Deus, especialmente o que se refere a Sua fidelidade no cuidado com seus escolhidos.
O método Paulino foi trazer a memória dos coríntios na tragédia espiritual dos israelitas as suas más atitudes face ao caráter de Deus que sempre foi e é de santidade, bondade e justiça.
- A revelação de Deus exige uma atitude
Paulo, de maneira muito clara e simples, procurou mostrar aos coríntios como os israelitas não tiveram uma atitude correta diante da revelação divina. Três figuras que espessam realidade espirituais que escondem lições profundas sobre a presença e provisão divina no meio de seu povo: o “maná”, a “rocha”, a “nuvem”. O cristão que vê estas realidades não pode adotar outra atitude, senão a de tomar consciência delas e submeter-se a o Senhor.
- Atitudes que levam ao fracasso
Paulo sabia que um estilo de vida norteado por más atitudes traz desordens e desequilíbrio á pessoa e á comunidade em que esta inserida. Nossas más atitudes afetam tremendamente nosso desempenho espiritual e relacional.