Liderança estratégica
John F. Welch (CEO da GE), Carly Fiorina (CEO da HP) e Jeff Bezos (fundador e CEO da Amazon.com, são exemplos de lideres estratégicos eficientes e bem sucedidos ate hoje, pois além de reformular estratégias a cada novo desafio frente a sua gestão, conseguiram ter resultados acima do esperado pela organização.
Liderança estrategica: é a habilidade de prever, remodelar e aplicar mudanças na estratégia utilizada pela organização quando for preciso, para que seu desenvolvimento seja continuo, uma vez que o mercado mundial esta cada vez mais competitivo e instável.
Os lideres estratégicos eficientes possuem o poder de modificar as ações e comportamentos de seus funcionários em prol de um objetivo, esse poder faz com que o bem da empresa que não pode ser copiado pelas concorrentes, “ os funcionários”, se tornem um dos recursos principais para o crescimento continuo da empresa.
As empresas tem sua competitividade exposta ao erro, e a possibilidade de um lucro menor do que o esperado quando seus lideres deixam de responder as mudanças decorrentes do ambiente competitivo global, trazendo problemas que podem levar a renuncia ou demissão do líder.
O mercado mundial exige que o líder esteja sempre procurando uma forma de se superar e tomar decisões em situações cada vez mais dificies, modificando uma forma de pensar e agir já bem sucedida por outra quando preciso.
Gerentes como um recurso organizacional.
Os gerentes da alta administração são um dos grandes recursos que a organização possui para criar e aplicar ações que auxiliarão no alcance dos resultados imposto pela