Liderança Eficaz
O livro de James C. Hunter, Como se tornar um líder servidor, apresenta um guia para aqueles que desejam se tornar líderes servidores, seja na família ou no trabalho. Através de uma linguagem clara e objetiva o livro nos leva a refletir sobre o que realmente significa “servir”. Para muitos, a palavra servir sempre significou “fraqueza”, “aquele que não faz, apenas obedece”. Mas quando nos aprofundamos na leitura do livro, percebemos que o significado de “servir” é muito diferente e muito mais amplo. O Servidor é aquele que apóia que ajuda que motiva os outros a crescerem. O livro nos sugere uma pausa para reflexão – Somos capazes de servir? Queremos servir? Para nos tornarmos líderes servidores, precisaremos responder a estas e outras perguntas que o livro nos faz. Mas não só isso, precisaremos nos convencer de que mudanças deverão acontecer.
“O esforço exigido para ser um líder servidor é enorme, mas a realidade mostra que basta determinação para chegar lá. Conhecimento intelectual não é suficiente e tem pouco valor quando não é colocado em prática. A dúvida é só uma: você está disposto a fazer o esforço?”
Este parágrafo do capítulo 05 pode nos ajudar a entender melhor a mensagem passada pelo livro. Não basta apenas estudar, cursar os melhores MBA`s em liderança e gestão, assistir vídeos, enfim, não basta apenas o conhecimento intelectual é preciso que haja mudança, mudança de comportamento, mudança de caráter.
Para se tornar um líder servidor é preciso ter vontade de mudar, determinação para chegar ao fim do processo de mudança, e ele nunca acaba. É preciso adquirir a habilidade de servir e praticá-la diariamente.
A intenção de mudar deve existir, mas precisamos ter atitude, vontade de crescer de melhorar. Como mostra o livro, esse processo não fácil, é doloroso, é demorado, por isso, o desenvolvimento da liderança servidora exige motivação, exige feedback.
Quando nos dispomos a mudar, precisamos de determinação,