Liderança - bill gates
No atual mundo globalizado, houve um aumento significativo no uso de inovações tecnológicas visando sempre à produtividade e lucros máximos. As características mais marcantes deste processo é a maneira como as empresa estão interligadas a todo instante e a presença delas fora do seu país de origem, devido a incentivos fiscais e mão-de-obra e matérias-primas baratas.
Basicamente, todas as organizações devem trabalhar diante do planejamento, organização, direção e controle para almejo dos seus objetivos e sucesso. As tecnologias ajudaram no aumento da produção e encurtamento do seu tempo, porém, ainda são necessárias pessoas qualificadas que saibam utilizá-las. É a partir desse contexto que o papel de gestores e líderes entra em ação, trabalhando para coordenar equipes e, assim, gerar os resultados esperados pela empresa.
O artigo a seguir, elaborado pelos estudantes do 1° período do curso Tecnológico em Gestão Financeira do Centro Universitário Newton Paiva, apresentará um estudo sobre Bill Gates, personalidade de sucesso no ramo empresarial, e abordará o assunto de liderança, com seu conceito, características e os tipos de líderes existentes.
2. DADOS DO LÍDER – BILL GATES
a) Nome: William Henry Gates III;
b) Nascimento: 28 de outubro de 1955;
c) Idade: 57 anos
d) Cidade natal: Seattle, estado de Washington, Estados Unidos;
e) Progenitores: Mary Maxwell Gates (Mãe) e William Henry Gates (Pai);
f) Cônjuge: Melinda Gates;
g) Filhos: Jennifer Katherine Gates, Rory John Gates e Phoebe Adele Gates;
h) Religião: Agnosticismo
i) Conhecido por: ser fundador da Microsoft;
j) Ocupação: Diretor executivo da Cascade Investment, Copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Diretor da Berkshire Hathaway, Presidente da Corbis e da Microsoft;
k) Prêmios: Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1992);
l) Fortuna: US$ 61,0 bilhões.