Liderança Autocrática
Mercia Maria de Jesus
Prof. Marcia Campos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração – Metodologia do Trabalho Acadêmico
07/01/2013
RESUMO A liderança é o processo de delegar e influenciar as atividades relacionadas as tarefas dos membros do grupo e ainda definem as funções de liderança. Existem vários estilos de liderança, como a liderança afetiva, a autoritária, a democrática, a liberal, a coaching entre outros. O tema a ser analisado neste paper é a liderança autocrática, neste o líder determina as providências e as técnicas para execução das tarefas, o mesmo é denominador pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um na análise efetuada. A partir de vários livros verificou-se de forma clara e objetiva definições e características deste tipo de líder na organização.
Palavras-chave: Liderança. Determinação. Organização. 1 INTRODUÇÃO
A liderança é importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Não é tarefa simples liderar, afinal as empresas são constituídas por pessoas com sentimentos e motivos racionais diferentes.
De fato a liderança é importante para a gerência, mesmo uma sendo relacionada a outra é necessário observar que ambas não tem o mesmo conceito.
Planejar, orçar, controlar, desenvolver estratégias e outros fazem parte do gerenciamento. A gerência está ligada ao que fazemos enquanto a liderança é quem somos. Liderar é saber como explorar todas as possibilidades da motivação humana, é também manter uma boa base e aproximação com os colegas, adquirindo a confiança dos mesmos para extrair dos grupos os melhores resultados de forma satisfatória, tanto para os colaboradores como para a organização.
O líder é a pessoa responsável por uma tarefa ou atividade de uma organização e