lideranca e motivacao
1. Introdução 2
1.1. Objecto de estudo 3
1.2. Problema 3
1.2.1. Sua Justificativa 3
1.3. Objectivo Geral 3
1.3.1. Objectivo específicos 3
1.4. Hipotéses 3
1.5. Delimitação do estudo 4
2.Revisão da literatura 5
3.Metodologia 8
3.1. Método 8
3.2. População e amostra 8
3.2.1. Amostra 8
3.3. Instrumentos 8
3.4. Procedimentos estatisticos 8
3.5. Considerações eticas 8
3.6. Validação 8
3.7. Limitações 8
4.Plano de actividade 9
5.Orçamento 10
5.1. Justificativa 10
6.Bibliografia 11
1. Introdução
Para um bom funcionamento das organizações precisam de ter direcção. Compete a direcção fornecer orientações sobre as operações que devem ser executadas para que os objectivos da empresa sejam alcançados, isto é, dizer aos outros o que deve ser feito e conseguir com que eles o façam da melhor maneira possível.
Como sabemos dirigir não é uma actividade mecânica. Assim, mesmo que o dirigente domine claramente o que lhe foi ensinado, pode fracassar porque se os conhecimentos técnicos são importantes, deverá ser capaz de associar com a sua capacidade de colaborar com outras pessoas e de ajustar a sua maneira de ser á organização onde trabalha. Como podemos depreender para que uma pessoa seja considerado bom dirigente, deve revelar alguns tipos de capacidades tais como capacidades técnicas, capacidades humanas e conceptuais de modo a adequar as constantes modificações que as empresas têm vindo a sofrer.
Actualmente, dirigir tornou-se simultaneamente uma arte e uma ciência. Um bom dirigente deve conseguir motivar os seus subordinados, possuir grande capacidade para com eles comunicar, ser um Líder à altura das necessidades da empresa. É deste modo que eu apresento o trabalho de investigação que centrar-se-á no estudo das Teorias de Motivação e Liderança.
1.1. Objecto de estudo
Objecto desse estudo trata-se de um departamento da direcção supply-chain de uma montadora de automóveis localizada na cidade de Matola.
1.2.