Liderados pela historia
Curso: marketing
Período: terceiro
Analise de ambiente
Essa parte vai para o Sumário Executivo.
A Padaria e Lanchonete São Vicente está localizada há13 anos no centro do bairro São Vicente, oferecendo seus produtos para as classes sociais A, B e C, mas o seu maior público é a classe C.
Ela foi a primeira do bairro e em 2012 que chegou uma concorrente, a Padaria dos Sonhos.
Para investir na empresa, com equipamentos novos e com tecnologia, o empresário Alex Sander decidiu se associar com a cooperativa Sicoob, onde os juros são baixos e eles oferecem maiores benefícios. Então em novembro de 2010 foram substituídos os fornos movidos a lenha por fornos a gás e fornos elétricos. Com isso a mesma passou por uma reforma em 2011, mudando todo o layout e instalando câmeras de segurança em toda loja.
Atualmente a empresa possui seis funcionários, dois padeiros, duas atendentes, um entregador e uma administradora que também atende. Todos trabalham oito horas por dia e nos domingos e feriados os colaboradores trabalham por escala. A nova meta da empresa é oferecer serviços de lanchonete e frango assado aos domingos.
Para a realização do plano de marketing foi necessário realizar análise do ambiente externo considerando os fatores econômicos, socioculturais, legais, tecnológicos e a concorrência. Além disso, foram analisadas as forças e fraquezas existentes no ambiente interno da empresa.
Fatores econômicos: depois de pesquisas realizadas em jornais e revistas, como também no google, constatamos que o ramo de panificação vêm crescendo de 11% a 12% ao ano no Brasil. O pão francês que é o carro chefe de toda padaria teve aumento significativo esse ano devido o aumento do trigo, mais isso não influenciou nas vendas, pois quem fica sem o pãozinho na mesa no café da manhã?
Fatores Sócios- Culturais: foi realizada uma pesquisa no bairro São Vicente junto aos moradores que trabalham fora e os moradores solteiros e divorciados que moram