Lider
O mundo globalizado é dinâmico e diversificado, as necessidades de cada país são diferentes. Cada país tem seus padrões em diversos tipos de atividades, desde comerciais, agrícolas, tecnológicas e de serviços. Para que possamos viver neste mundo globalizado, precisamos de normas, regras que regulem as atividades de forma a fornecer qualidade e segurança nas transações.
A todo momento estamos buscando qualidade. Mas para que exista qualidade é necessário padronização, portanto a necessidade de estabelecemos normas, assim caracteriza-se a atividade de normalização, ou seja, o ato de padronizar ou normatizar atividades, bens e serviços.
O que é Normalização?
Segundo a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (2013), “é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto”.
No site da INP – Instituto nacional do Petróleo, a Normalização é a atividade que estabelece meios eficientes na troca de informação, facilitando o intercâmbio comercial e munindo a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos. Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia e na melhoria da qualidade de vida por meio de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.
Assim sendo, continua Cardoso (2009), Normalização, é a maneira de organizar atividades pela criação e utilização de regras e normas, elaboração, publicação e promoção do emprego destas Normas e Regras, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma Nação.
Para o Professor Vanderlei Carinhas Cardoso (2009) “o administrador atual deve ter conhecimento desta atividade para alcançar níveis de qualidade em sua empresa e atender requisitos gerais que são estabelecidos em diversas áreas”. Portanto, as normas estão diretamente ligadas as