lidar(light detection ranging)
Neste trabalho de pesquisa iremos abordar temas que fazem parte electrónica analógica assim como a digital. Tais temas são: semicondutores, diodos, transístores, funcionamento de portas NAND em famílias TTL. Iremos procurar perceber como podemos nos familiarizar com o uso deste material, o impacto que as portas NAND tem com essa família lógica que e a TTL.
Semicondutores
Semicondutores são sólidos geralmente cristalinos de condutividade eléctrica intermediária entre condutores e isolantes. Os semicondutores são, quando puros e cristalinos, a temperaturas muito baixas, excelentes isolantes. Ao contrário do comportamento observado nos metais, contudo, a condutividade dos semicondutores puros (intrínsecos) aumenta significativamente com a temperatura. Usualmente, à temperatura ambiente, exibem ainda baixa condutividade, sendo por tal bons isolantes quando em condições de manuseio. Tornam-se condutores se consideravelmente aquecidos.
Os materiais semicondutores podem ser tratados quimicamente de diferentes maneiras de forma a tornarem-se tão condutores quanto o necessário à temperatura ambiente (dopagem). A combinação de semicondutores com diferentes tipos de dopagens faz emergir propriedades eléctricas não observáveis quando separados, propriedades muito úteis sobretudo no controle de correntes eléctricas.
Estrutura cristalina dos semicondutores
Quando os átomos se unem para formarem as moléculas de uma substância, a distribuição e disposição desses átomos pode ser ordenada e organizada e designa-se por estrutura cristalina.
O Germânio e o Silício possuem uma estrutura cristalina cúbica como é mostrado na seguinte figura.
Semicondutor intrínseco
Um semicondutor intrínseco é um semicondutor no estado puro. À temperatura de zero graus absolutos (-273ºC) comporta-se como um isolante, mas à temperatura ambiente (20ºC) já se torna um condutor porque o calor fornece a energia térmica necessária para que alguns dos electrões de valência deixem