licenciatura
Milena Schroeder Malherbi
As Fases do Desenvolvimento Humano segundo Piaget
Trabalho a ser entregue à professora Dafne da disciplina de Psicologia da
Educação para obtenção de nota parcial referente ao segundo semestre.
Guarapuava, 30 outubro de 2013
Para Piaget, a construção das diferentes formas do saber ocorre por estágios su - cessivos. Cada um deles é, ao mesmo tempo, o resultado das possibilidades abertas pelo anterior e a condição necessária ao seguinte. Portanto, os estágios evoluem em uma trajetória espiral, de modo que cada estágio engloba o anterior e o amplia.
São quatro estágios:
• 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
• 2° período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
• 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
• 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
3. Estágio operatório concreto
Por volta dos seis ou sete anos, com muita variação individual, a criança atinge o período operatório concreto, onde a reversibilidade já é possível. A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.
Este estágio se caracteriza pela possibilidade da criança fazer com a cabeça o que antes tinha que fazer com as mãos. Nele já se percebe alguma reversibilidade no pensamento da criança. A reversibilidade consiste em conceber simultaneamente uma ação ou uma operação e a ação ou a operação (inversa, recíproca ou compensadora) que a anula. O caráter simultâneo é essencial.
Outra característica significativa do estágio operatório concreto é a propensão para fazer e aceitar regras, que são capazes de guiar o comportamento da criança em convívio com outras crianças. Regras para brincadeiras, para jogos, para dias de chuva, dias de sol, etc.
Dedicar-se a coleções, seriações e classificações, com um progresso visível na