Licenciatura Plena em Matemática
HUMANISTA
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA - PAIDENTIFICAÇÃOINTRODUÇÃO
Fenomenologia.
Um dos principais teóricos da psicologia foi o psicólogo humanista Carl Rogers, Carl Rogers baseou se no trabalho do Abraham Maslow, americano considerado o pai espiritual do movimento humanista, Maslow também criou uma escada que defina as necessidades a serem satisfeito. A psicologia humanista surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, umas das principais ideias foi definida pelo Behaviorismo que determina o inconsciente, a outro foi a Psicanalise.
Outro principal fato importante foi à escola fundada por Edmund Husserl que começou na Alemanha no fim do século 19 e na primeira metade do século 20, concretizando que fenomenologia é uma filosofia.
A contextualização da Perspectiva Psicológica de Carl Rogers
O surgimento de uma terceira força que tem como foco a visão da aprendizagem centrada no aluno.
A este fenômeno alguns estudiosos como (Bigge e Hunt) destacam duas famílias para o estudo deste fenômeno chamado de terceira força: a associacionista, e a cognitivista ambos se diferenciam, mas tem sempre uma tese comum que os ligam.
Mas algumas explicações do processo de aprendizagem escolar não se adaptam a nenhum dos dois modelos. A que mais se identifica e a explicação rogeriana, e nesta explicação perspectiva se considera a existência de uma terceira força é a aprendizagem como aspectos de um processo de auto realização.
Entre as correntes psicológicas que mais interessa despertou no âmbito da educação, das que se enquadram na terceira força foi a psicologia Não-Diretiva de Carl Rogers.
A psicologia rogeriana tem sido vista como oposta a psicologia skineriana. A psicologia encara a teoria de Rogers e Skinner como opostas, ao aprofunda-se nos dois veremos que elas têm pontos de contradição (contrarias), desvendam caminhos diferentes para o atingimento dos mesmos fins.
Justo no período em que aconteciam conflitos na América, Rogers começou