Licenciatura Em Pedagogia
Orientação e práticas em projetos na infância.
Pela estrada a fora
Leudiane Do Lago Sena RA 1403492
Estela Mares Vialle RA 1404380
Polo
Alto Araguaia-MT
2015
Tema da aula: Pela estrada a fora
Área do conhecimento: Matemática Público-alvo: Educação Infantil () 0 a 3 anos (X) 4 a 5 anos
Conteúdo:
Localização e interpretação em representações gráficas; Comunicação e reprodução de trajetos considerando elementos do entorno como pontos de referência.
Representação gráfica de percursos e trajetos, considerando as relações de orientação, para frente, para trás, à esquerda, à direita, e a inclusão de pontos de referência.
Objetivo:
Progredir no domínio das relações espaciais a partir da interpretação e produção de representações gráficas de caminhos e trajetos;
Antecipar ações concretas por meio da representação de espaços, utilizando linguagem - gráfica e verbal; Seguir e elaborar instruções para que outro possa percorrer os trajetos estabelecidos, progredindo na utilização de um vocabulário adequado.
Recursos:
Materiais diversos para montar os circuitos no pátio da escola: colchonete, pneus, bancos, mesa, corda, tábuas, caixas, etc.
Introdução ao tema da aula
Duração prevista: 1 aula
Recepcione as crianças e convide-as para sentar em roda Conforme as crianças se familiarizam. Pergunte: “Quem conhece bem o pátio da escola após ouvir as manifestações das crianças. Levem as para apresentar o pátio da escola e outros matérias que iremos usar, após o passei propor que te ajudem a confeccionar os circuitos. Imaginar possíveis trajetos e diferentes maneiras para percorrê-los é uma forma de antecipar as ações que serão realizadas.
Desenvolvimento
Duração prevista: 1 aula
As representações espaciais (esquemas, desenhos, mapas) substituem a ação direta sobre o ambiente e a percepção imediata, comunicando informações espaciais. Do ponto de vista didático, o desenho e os problemas próprios da representação plana são um