licenciado
O que contar? O imaginário dos taxistas de Foz do Iguçu sobre sua região.
A relação do taxi e cidade? Quais imaginários posuuem os taxistas sobre Foz, relacionado ao turismo e os passageiros?
Questões acerca do tema: quais são os pontos de taxi mais antigos, requisitados e prestigiados? Existiram figuras importantes e/ou marcantes que foram transportadas por estes taxistas? Quais percepções possuem os taxistas sobre as transformações ocorridas na cidade nestes anos de profissão? Relação do taxi com as novas tecnologias (GPS).
O Personagem
Os Taxistas.
Acontecimento Concreto
Foz do Iguaçu é o segundo destino mais procurado no Brasil pelos turistas, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. O turista para se locomover na cidade utiliza os diversos modos de transporte: ônibus, moto taxi e taxi. Nesse sentido, o taxi contribui de maneira efetiva para a fluídez turística da cidade.
Os taxistas ajudam a construir o imaginário dos turistas sobre a cidade?
Quais os imaginários dos taxistas em relação ao turista e a exploração do turismo na cidade?
Como contar?
Referências Audiovisuais O filme será composto por entrevistas realizadas no local de trabalho das personagens, contribuindo para a compreensão da dinâmica do ponto de taxi. As entrevistas serão compostas por um pequeno corpo de perguntas para todos as personagens do filme. Nesse sentido, muito dessa estrutura seguirá os passos da composição narrativa que o cineasta Eduardo Coutinho estabelece para o documentário Edifício Master (2002).
“Edifício Master” é construído a partir das entrevistas, feitas com a câmera voltada para os entrevistados que, no documentário, tem o papel de personagens. Cada um deles atua como "contador das histórias de si mesmo", e fala sobre seus projetos, remorsos, traumas e sonhos. Assim, o filme acaba resultando em um registro da vida urbana brasileira.