libras
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – CCH
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL – ESS
Disciplina: Libras
Docente:
Discente:
Matricula:
Período:
Língua de sinais
Conhecer a língua de sinais significa entender melhor a realidade das pessoas com deficiência auditiva, das suas famílias e também de como o Estado lida com essa parcela da população.
A família é fundamental para os surdos, principalmente nos primeiros anos de vida, em que o ser humano procura ser reconhecer enquanto pessoa. Uma pessoa surda que ainda não construiu uma forma coerente de se comunicar vivencia um constante vazio sobre a vida e seus significados, sem conseguir formular perguntas e se expressar, de modo que possa destruir o muro invisível que existe entre as pessoas a sua volta.
É na infância que se constrói as bases para o processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento da linguagem na criança surda, contudo, para que a família possa orienta-la nesse processo, o acesso à informação de qualidade e livre de qualquer tipo de preconceito e discriminação é essencial.
O Estado deveria fornecer mais informações para a população sobre a importância da língua de sinais como um direito fundamental do surdo, de ser alfabetizado na idade certa e poder escolher a linguagem que desejar para se comunicar.
As pessoas em sua maioria, só descobrem a importância dessa linguagem quando vivenciam essa realidade com algum familiar, em que por vezes essa primeira aproximação é cercada de preconceito. O surdo é visto no primeiro momento, como um ser incapaz, que deverá receber cuidados durante toda sua vida, sem qualquer oportunidade de se desenvolver em sociedade.
Por isso a importância de toda a sociedade conhecer minimamente o que significa ser surdo, que não é ser incapaz, é ter uma deficiência que pode ser trabalhada com o conhecimento de uma nova forma de se comunicar. A falta de conhecimento é que estabelece