Libras
LIBRAS
PIRASSUNUNGA 2012
LIBRAS
Trabalho do curso de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera, referente à disciplina Libras, sob supervisão e orientação da Professora. Alexsandra Aparecida Queiroz. Curso de Pedagogia 2º Semestre.
PIRASSUNUNGA 2012 A língua brasileira de sinais (libras) e uma língua de modalidade gestual- visual ela utiliza como canal o meio de comunicação movimentos gestuais e expressões faciais.
São utilizadas principalmente as mãos para transmitir mensagem diferenciando-se da língua portuguesa. E uma língua oral auditiva, seu meio de comunicação utilizam som percebido pelo ouvido. Esta língua como todas as outras línguas sinalizadas foi criada na comunicação surda e passada em geração a geração.
A língua de sinais não e um conjunto de mímicas e gestos. Ela possui estruturas gramaticais e constituem-se componentes linguísticos presentes nas línguas orais.
A linguagem de sinais e reforçada na medida em que os dialetos se fazem e refazem a partir da situação de uma determinada região de um mesmo país e estado.
O alfabeto manual representa as letras do alfabeto escrito.
No que se referem à educação do Brasil, as pessoas com surdez tiveram suas primeiras oportunidades de estudar, a partir da fundação em 1857 no Rio de Janeiro atual instituto nacional de educação dos surdos (INES). Em nosso país a libras não pode substituir a escrita da língua portuguesa. Numa escola professores encaram grandes desafios. “como vou ensinar escrita da língua portuguesa para estudantes que não falam da mesma língua”?
A lei Nº10436 fala da conquista das pessoas com surdez que vem tendo acesso às escolas publicas e privadas.
A diferença entre a língua se libras e a língua inglesa e que para a aprendermos a língua inglesa temos os verbos e pronomes para indicar se a questão e interrogativa ou negativas. Para os surdos que tem libras língua materna e muito mais fácil e pressupõe outra ordem de elementos e