libras
Fonte: 12 - ARIAL - Espaçamento 1,5. De 15 a 30 linhas
Desenvolvimento
1- Contextualização da condição das pessoas surdas na sociedade atual, realizando uma comparação entre o passado e o presente e indicando a importância da língua de sinais para a comunidade surda.
2- Indicação e Descrição de, pelo menos, 3 conquistas alcançadas pela comunidade surda e 3 obstáculos que ainda precisam ser superados. Associar pelo menos 2 exemplos aos artigos indicados no Passo 1.
3- Proposta de criação de pelo menos uma ação, meta ou recurso (seja tecnológico, educacional, político, etc) para a acessibilidade da comunidade surda à sociedade.
Fonte: 12 - ARIAL - Espaçamento 1,5. De 1 a 3 laudas.
Considerações Finais
A língua de sinais já obteve alguns avanços consideráveis para sua melhor utilidade e auxilio para os surdos, que receberam esse nome após uma luta contra os preconceitos anteriormente chamados de deficientes auditivos,afastando-se da visão clinicopatológica e aproximando-se da socioantropológica, que o trata como diferente e não deficiente. A libras tem sido exigida como direito para pessoas surdas que desejam fazer cursos. Contudo, as pessoas precisam estar mais preparadas através de cursos de libras e terem boa vontade de incluir os surdos e não os excluir.
Referências Bibliográficas
Dica: Artigos retirados de sites devem ser citados da seguinte forma:
SOBRENOME, Nome. Nome do artigo. Nome do site. Data de publicação. Disponível em: . Acesso em XX mês ano.
Exemplo:
Surdos são tratados como incapazes de aprender, diz professora-doutora
Silvia Andreis Witkoski perdeu a audição depois que ficou grávida.
Tese na UFPR revela preconceito contra alunos em escolas para surdos.
Paulo GuilhermeDo G1, em São Paulo imprimir Sílvia Andreis perdeu a audição já adulta e defendeu tese de doutorado sobre educação para surdos na
UFPR (Foto: Arquivo pessoal)
A professora Sílvia Andreis Witkoski viveu na tarde desta