libras
a. Pessoa Deficiente Auditiva. b. Pessoa Muda. c. Pessoa Surda. d. Pessoa Surda-muda. e. Pessoa Deficiente Visual.
A palavra “fonologia” tem origem nos radicais gregos fono (som) e logia (estudo), e trata do estudo dos diversos sons de uma determinada língua. Em língua de sinais a “fonologia” estuda:
a. Configurações de mãos. b. Movimento. c. Ponto de articulação d. Orientação. e. Expressões faciais.
a. Gosto de Física e Química. b. Gosto de Matemática e Geografia. c. Gosto de Português e História. d. Gosto de Educação Física e Química. e. Educação Física, Química e Arte Os parâmetros básicos necessários para produção de um sinal em Libras são:
a. Configuração das mãos, movimento, escrita e fala. b. Configuração das mãos, movimento, ponto de articulação e orientação. c. Configuração das mãos, movimento, expressões manuais e não corporais. d. Ponto de articulação e orientação, alfabeto manual e sintaxe. e. Movimento, morfologia, léxico e semântica.
As formas afirmativas, interrogativas e exclamativas em Libras são representadas através das:
a. Marcações manuais de afirmação, interrogação e exclamação. b. Marcações de sinais específicos de afirmação, interrogação e exclamação. c. Marcações das configurações das mãos. d. Datilologias. e. Expressões faciais para afirmação, interrogação e exclamação.
Sobre a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), é correto afirmar que:
a. É a língua materna da comunidade ouvinte no Brasil. b. É a língua natural da comunidade surda no mundo. c. É a linguagem não verbal utilizada pelos surdos no Brasil. d.