Libras
Letícia dos Santos Silva
911119753
A qualidade da participação se eleva quando as pessoas aprendem a conhecer sua realidade; a refletir; a superar contradições reais ou aparentes; a identificar premissas subjacente; a antecipar consequência; a entender novos significados das palavras; a distinguir efeitos de causas, observações de inferência e fatos de julgamentos‖. (BORDENAVE, 1983, p.72-73).
Introdução
Esta pesquisa buscou observar as dificuldades das famílias que tem filhos surdos, que acabam não sabendo como administrar essa situação, e a falta de "conhecimento" dos pais dessas crianças sobre a surdez. Isto pode levar à rejeição. A família é parte fundamental para esse aprendizado, e é necessário que a família também aprenda a se comunicar com seu filho que é surdo, pois é em casa que temos o primeiro acesso de aprender e ensinar. A família tem que estar disposta para essa adequação, para que a criança se sinta dentro da sociedade sem preconceitos, o que por muitas vezes começa na família, e pode prejudicar seu aprendizado futuramente. "A linguagem é responsável pela regulação da atividade psíquica humana , pois é ela que permeia a estruturação dos processos cognitivos . Assim é assumida como constitutiva do sujeito, pois possibilita interações fundamentais para a construção do conhecimento" (VIGOTSKI,. 2001).
Justificativa
As famílias tem muitas dúvidas quando se deparam com a situação da sudez, não estão preparadas para isso, mais é de suma importância a família querer e procurar locais que possam ajudar em relação a isso, pois é necessário que ela comece em casa essa aprendizagem com a ajuda da família para que ela não se sinta discriminada.
Neste sentido, este trabalho irá contribuir para conscientização das famílias para que entendam a importância da sua intervenção para a criança.
Problematizarão
A falta de conhecimento da Libras pela