libras
A Libras (Linguagem Brasileira de Sinais é, oficialmente, a Segunda Língua do Brasil e Primeira portantes ferramentas de inclusão socioeducacional para o aluno surdo ou surdo/mudo. O
INES (Instituto Nacional da Educação de Surdos), fundado em 1857, foi a primeira Instituição educacional especializada no assunto criada em nosso País, para esse Fim.
Em 2002 a Libras tornou-se, por força da sanção da lei 10.436, a segunda língua oficial brasilei ra , e, em 2005, em função do Decreto 5.626, foi regulamentada como Disciplina Curricular nas escolas públicas do País. Em 2010 a profissão de tradutor/intérprete de Libras foi regula mentada por lei, o que constiuiu-se, sem dúvida alguma, num importante passo nessa conquis ta alcançada pelos usuários da Língua.
Segundo REGO (2002, pg. 74), “O tipo de escolarização vivenciada nas propostas pedagógicas desenvolvidas, o perfil do professor e o modo como lida com o conhecimento e com os alunos, o tipo de tratamento e expectativa depositada no estudante, as possibilidades de interações com os colegas, as experiências nos planos social, cultural, artístico e corporal promovidos ou impossibilidade pela instituição é um fator importante na definição da natureza do impacto so bre o indivíduo.”
Os profissionais de educação, principalmente os professores, devem, segundo VALLE (2003 ,
Pg. 46), propiciar meios e adequações para criação de ações adaptativas que visem a flexibili dade do currículo para que ele possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula , e atender as necessidades individuais de todos os alunos.
De acordo com os autores supra citados e outros, é necessário que todos os educadores envol vidos no processo de inclusão educacional do aluno surdo, observem atentamente para os