libras
CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO PALMAS – TO.
CURSO DE PEDAGÓGIA-LICENCIATURA
DISCIPLINA: FUNDAMENTO FILOSOFICOS DA DUCAÇAO
ALUNA: CÁRITA REJAINE ROQUE SILVA RA 410466
ALUNA: JOÉDINA FARIAS RA 410608
ALUNA: JANDISLEIA RIBEIRO ARAUJO RA 410605
ALUNA: LORENA CRISTINA XAVIER BRITO RA 410673
ALUNA: VANUZA ALVES DA SILVA RA 4108 51 :
FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO O PENSADOR-
A obra é uma figura gigante de um homem sentado, apoiando o queixo na mão. Ela simboliza o pensamento humano sobre a vida. A escultura tem 1,83 metros de altura, pesa 800 kg e é feita em bronze. Apoiada em um pedestal de 1,63 metros, chega a quase quatro metros de altura.
O rigor técnico e a monumental idade da obra são notáveis, tecnicamente exprime a admiração que Rodin nutria por Michelangelo. O próprio nu é entendido como um elemento de influência daquele gênio do Renascimento.
Numa breve reflexão sobre o significado desta obra, é impossível escapar à pergunta: em que pensa o pensador? Aquela imagem de meditação profunda, aquela atitude de introspecção meditativa não apela, a meu ver, para o simples ato de raciocínio. Ele não pensa apenas com seu cérebro, suas narinas dilatadas e seus lábios cerrados, mas com cada músculo de seus braços, de suas costas e de suas pernas, com seu punho crispado e seus dedos contraídos, disse certa vez Rodin sobre sua obra que, ao contrário do que podemos imaginar, não nasceu grande. Talvez ele pense na natureza dos próprios pensamentos. Porque pensar é também um ato que advém da alma e não apenas da inteligência. Na verdade, pensar é muito mais que raciocinar. O cérebro pode escravizar e alienar o ser humano, tanto quanto a sua dimensão física. Aquele que pensa eleva-se a um patamar muito acima do mundo físico e mesmo intelectual.
O pensador de Rodin está no extremo