libras
1) Qual é a fase ideal para a aquisição da LIBRAS pelo surdo?
2) Justifique porque o letramento é fundamental na aquisição da Língua Portuguesa para o surdo.
3) Responda ao titulo do texto:devemos alfabetizar o individuo Surdo: primeiro em LIBRAS ou em Português?”
Um dos pressupostos teórico-metodológico a ser utilizado ao longo deste trabalho será o do Bilingüismo, cuja perspectiva compreende que o indivíduo surdo deva adquirir sua língua materna, língua de sinais, e a língua oficial do seu país. Há de se destacar a importância dessas duas línguas (Língua Portuguesa Brasileira – LP e Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS) na vida do surdo, uma vez que se trata de um indivíduo bicultural ,ou seja , aquele que está inserido ao mesmo tempo em mais de uma cultura, neste caso, a cultura surda e a cultura do ouvinte.
A língua materna do surdo é a LIBRAS, uma vez que é esta a língua que ele adquire espontaneamente e que ele pode dominar plenamente, pois utiliza o meio espaço-visual, que é o normalmente desenvolvido pelo indivíduo surdo, e a Língua Portuguesa é sua segunda língua, já que ela não é natural para este indivíduo e sua apropriação é comprometida.
Com base nesse pressuposto bilíngüe, defendemos que ocorra a alfabetização e o letramento em LIBRAS anteriormente à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa, seja qual for sua modalidade, oral ou escrita. É preciso respeitar a individualidade, para que o sujeito tenha uma aprendizagem igualmente qualitativa.
A LIBRAS diminui os temores do surdo; muitos autores defendem um faixa etária correta para tornar um indivíduo íntimo de seu mundo, o período da primeira infância, que vai até os cincos anos de idade, aproximadamente, e é conhecido como período crítico.Nesse período, a criança faz a aquisição da linguagem; ela utiliza várias hipóteses, experimentando diversas possibilidades até estruturar seu pensamento e sua