libras
Após uma breve pesquisa na internet, pudemos perceber que há documentos importantes que tratam da educação inclusiva, sendo assim, podemos dizer que:
Educação Especial - As primeiras experiências deste modelo educacional tinham como preocupação curar ou minimizar as deficiências e tinha como objetivo tornar o indivíduo útil para viver em sociedade. Antes da Declaração de Salamanca (1994) havia escolas especializadas fora do contexto de ensino regular, após a Declaração, passa existir um maior interesse de diversos países em dar uma educação para os indivíduos com necessidades educacionais especiais. A partir daí a educação especial ganha um novo conceito e assim deixa de ser vista como um lugar próprio para deficientes passa a ser um conjunto de propostas e práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas em qualquer espaço, até mesmo nas escolas de ensino regular.
Educação inclusiva - É um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da pratica, das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam a diversidade de alunos.
A educação inclusiva atenta para a diversidade humana, buscando atender as necessidades educativas especiais de todos, em sala de aula comum, em um sistema regular de ensino que promova a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.
O sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando reconhecem que todas as crianças podem aprender a respeitar as diferenças das crianças diante da idade, sexo, língua, limitações, religião, estados de saúde – e promover que a estrutura escolar atenda todas as necessidades, não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas, nem por falta de recursos materiais. A educação inclusiva vem quebrar barreiras que impedem o ser humano de ser alguém no mundo.