Libras
1- CONFIGURAÇÃO DE MÃO (CM): São as formas diferentes que as mãos podem tomar ao realizar um sinal. Os sinais podem ser iguais para diferentes palavras, mas é realizado em diferentes partes do corpo.
Ex: ÁGUA - mão com o polegar e o indicador para cima, em frente a boca.
2- LOCAÇÃO (L) ou Ponto de Articulação (PA): Refere-se ao local onde é realizado o sinal. O ponto de articulação pode ser alguma parte do corpo ou também pode ser realizado o sinal em um espaço neutro.
Ex: BOBO - Dedos mínimo e polegar para cima em frente a testa.
3 - MOVIMENTO (M): É um parâmetro que envolve uma grande quantidade formas e direções desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço e até conjunto de movimentos no mesmo sinal. Os movimentos descritos pelas mãos podem ser em linhas retas, curvas, sinuosas ou circulares, no espaço ou sobre o corpo, e em várias direções e posições. Para falar:
Ex: DESCULPAR - A mão fecha três dedos e levanta o polegar e o dedo mínimo e coloca sobre o queixo.
4 - ORIENTAÇÃO (o): É a direção que a palma da mão toma na realização do sinal, para cima, para baixo para o corpo, para frente, para a esquerda ou direita.
Ex: MANDAR – Aponta com o indicador para frente, sinal com uma direção.
5- EXPRESSÕES FACIAIS: As expressões faciais são importantes para realizar uma conversação. É preciso saber que um sinal pode mudar completamente o significado da expressão facial utilizada. As MNM são os movimentos da face, dos olhos, da sobrancelha, da cabeça, do tronco etc.
Ex: QUERER – Palma da mão para cima, na altura da cintura, com sorriso.
Não é fácil conscientizar a comunidade sobre a necessidade de a inclusão escolar estar presente em todas as escolas regulares. A inclusão só será possível através do profissionalismo, mas acima de tudo com respeito ao aluno que é um