Libras
Pesquisa. Por exemplo: em que tipo de escola pretende-se realizar a pesquisa (pública ou particular, ensino básico, médio ou fundamental?) e em que cidade em que a escola está localizada.
1. Introdução
2. PROBLEMA O que pesquisar? Em um pré-projeto, máximo de uma (01) lauda. Em nosso exemplo, três ou quatro parágrafos.
2. Problema (ou Definição do Problema ou
Definição do Objeto Problematização) 3. Justificativa 4. Objetivos de Estudo ou
5. Referencial Teórico (ou Corpus ou Revisão de
Literatura ou Estado da Arte) 6. Metodologia 7. Cronograma 8. Referências
Um pré-projeto de pesquisa consiste em um projeto de pesquisa bem resumido. A seguir, definiremos cada um dos itens do projeto de pesquisa. Para ilustrar cada item, suponha que estamos fazendo uma pesquisa cujo tema é a Educação:
Parágrafos introdutórios (1 ou 2): retomar o final da introdução, fazendo uma contextualização completa do local em que será realizada a pesquisa. Por exemplo: em que região da cidade a escola está localizada, o tamanho da escola, quantos turnos de funcionamento, quantos alunos, forma de estruturação e organização da escola, se existem órgãos colegiados, tempo de existência da escola, organograma, etc. Toda e qualquer informação que fale sobre a escola, ajudando a contextualizar o problema é bem vinda. Em hipótese alguma deve aparecer o nome da escola, mesmo que exista alguma autorização. Esta informação poderá a aparecer na monografia, a critério de seu orientador. Parágrafo intermediário: fazer uma, e apenas uma pergunta de pesquisa. Lembrar que essa pergunta não deve ter uma resposta conhecida, ou seja, deve ser uma pergunta original. Um exemplo de pergunta errada: A atuação do professor tem importância para a qualidade da educação? Esta pergunta é péssima, porque podese responder: SIM. A pesquisa já acabou sem nem