LIBRAS: Oralismo uma Abordagem Educacional
Trabalho Apresentado à Disciplina
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS,
Pré-requisito para Atividade Teórico Prática
SALVADOR
2012
Alakija Alaly Pereira Melhor
Oralismo uma Abordagem Educacional
SALVADOR
2012
O Oralismo é uma abordagem educacional sendo um método de origem alemã que enfatiza a fala e a amplificação da audição e que rejeitam, de maneira explícita e rígida, qualquer uso da língua de sinais. A língua em sua modalidade oral é, portanto, o meio e o fim do processo educativo e de interação/integração social.
O objetivo do modelo educacional do oralismo é que a pessoa surda utilize a língua dos ouvintes (o mais semelhante possível aos dos ouvintes) como única opção fazendo uso da voz e da leitura labial, sendo muitas vezes auxiliado pela amplificação sonora dos seus resíduos auditivos através de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) ou outros recursos técnicos- eletrônicos.
O oralismo se apoia na postura Vygotsky na de que a linguagem não se adquire, mas sim se desenvolve por meio das interações entre seres humanos, que é a que põe em funcionamento toda a sintaxe que trazemos, e essa regra vale tanto para surdos quanto para ouvintes. No caso da maioria dos surdos, dentro da concepção do oralismo, esta sintaxe não se realiza de forma natural porque não há interação na língua oral.
O grau de dificuldade existente no processo educacional do surdo está intimamente ligado ao fato de que durante séculos, o método de ensino utilizado nesse processo educacional, por ter sido determinado por ouvintes e não por aqueles que, na prática sabem como aprendem melhor, como é mais fácil se comunicar e se fazer entender. São várias as formas de trabalhos orais descritos por