LIBRAS Optativa 2
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
I – EMENTA
Estudo das teorias sobre educação de surdos, cultura surda, linguística da língua brasileira de sinais e ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos. Discussão de temas relevantes para o exercício da função do professor em diferentes instituições de ensino na promoção da educação inclusiva do aluno surdo. Vocabulário básico em LIBRAS.
II – OBJETIVOS GERAIS Compreender princípios teóricos - metodológicos relacionados a educação de surdos no ensino regular e na escola bilíngue ao ensino conceitos e práticas relacionados à educação da pessoa surda.
Conhecer as idiossincrasias da comunidade e da cultura surda contribuindo para a inclusão social e educacional do surdo.
Analisar de forma reflexiva as mudanças que ocorrem nas instituições e na sociedade a partir da inclusão da LIBRAS na educação dos surdos.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver habilidades necessárias para a compreensão e aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em nível básico I.
Possibilitar a compreensão ampla e consistente da importância da LIBRAS na constituição do sujeito surdo e, na aprendizagem da Língua Portuguesa.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNDADE I
HISTORIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
1.1 Oralismo.
1.2 Comunicação Total.
1.3 Educação Bilíngue.
1.4 Vocabulário em LIBRAS.
UNIDADE II
LINGUISTICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
3.1 Aspectos fonológicos e morfológicos da LIBRAS.
3.2 Categorias gramaticais: verbos, adjetivos, pronomes e classificadores.
3.3 Aspectos sintáticos: estrutura das frases em LIBRAS.
3.4 Vocabulário em LIBRAS.
V – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
Videoaulas
Exercícios de autoavaliação.
Leitura e discussão dos textos disponíveis no AVA e indicados nesse plano.
VI – AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com as normas regimentais e critérios específicos de cada curso. Serão respeitados os critérios de aprovação definidos pela Universidade e explicitados no manual