Libras Atd1
Podemos relembrar do conto clássico "O corcunda de Notre Dame", onde o personagem principal era surdo e com deformações físicas. Fardado a permanecer escondido nas torres da catedral tendo como sua função badalar os sinos, onde ficaria escondido das pessoas que ali viviam.
Hoje nossa realidade é outra, o tempo passou e evoluímos, aprendemos muito com estudos posteriores a essa postura que vemos hoje registrada nos livros e textos.Conseguimos mudar essa realidade, e hoje não só conseguimos nos comunicar com deficientes auditivos, conseguimos transmitir e multiplicar de forma clara todo conhecimento.
Re: Fórum de discussão da ATD1 por Roze Meire Dantas (G_Geo 1S14 S2) - Saturday, 14 Mar 2015, 17:38 Este assunto traz uma reflexão da educação inclusiva e do bilinguismo como Políticas Públicas de acesso da comunidade surda na educação escolar. O estudo apresenta como problemática os preconceitos linguísticos da língua de sinais (Libras) e reflete o uso da língua portuguesa nos processos de ensino-aprendizagem da comunidade surda. Os resultados mostram que na maioria das escolas não tem intérprete de Libras, causando uma total exclusão do surdo ao invés de inclusão. No contexto escolar brasileiro, grande parte dos alunos surdos, incluídos na escola regular, não consegue aprender devido à falta de metodologia adequada nos processos de ensino-aprendizagem da comunidade surda. O estudo mostra o bilinguismo como uma conquista da comunidade surda na busca por uma educação autônoma, diferenciada e bilíngue; e o reconhecimento da